21 de abril de 2011

FOTO SEMANA PEDAGÓGICA

De uma olhada... Tinha duas colegas tirando fotos. Por isso que tínhamos olhares opostos. A professora do curso aponta: È essa ou aquela?
 Professoras de educação infantil são assim, brincadeiras, sorriso, alegrias e ludicidade!
Esperamos que você voltasse ministrar o curso para nós novamente...                                    
 Bons momentos... SAUDADES!

14 de abril de 2011

MENSAGENS DA REUNIÃO DE PAIS-BERÇÁRIO

Apenas brincando
                          .............................      

"Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,
por favor, não diga que estou apenas brincando,
porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.
Quando estou me fantasiando,
arrumando a mesa e cuidando das bonecas,
por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando,
porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Eu posso ser mãe ou pai algum dia.
Quando estou pintando até os cotovelos,
ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,
por favor, não diga que estou apenas brincando,
porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Estou expressando e criando. Eu posso ser artista ou inventor algum dia.
Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola,
por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras,
porque enquanto brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.
Eu posso estar numa empresa algum dia.
Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos,
por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças.
Eu posso ser um chefe algum dia.
Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo,
por favor, não diga que estou apenas brincando.
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.
Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.
Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje.
E eu digo: eu brinquei.
Por favor, não me entenda mal.
Porque enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou me preparando para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar."
♥♥♥
♥♥   CMEI-PQUENO LIDER, MARÇO/2011

PROJETO: BRINCANDO E APRENDENDO

                            BRINCANDO E APRENDENDO        



Identidade; linguagem, expressão corporal, socialização, imaginário, habilidades individuais e visuais.

Período: Abril
CMEI-PEQUENO LIDER

BERÇÁRIO
Professoras: Soeli, Marli, Vânia, Marione, Ana, Keyla


JUSTIFICATIVA
 O foco deste projeto está em observar a relação de troca, levando a criança a conhecer e experimentar ao máximo elemento do próprio eu e do ambiente nos quais está vivenciando. Propiciando que essa construção ocorra repleta de estimulo e desafios planejados de acordo com suas necessidades. Através dessa intencionalidade é que justificamos o ato de brincar e aprender no berçário.
Também para que os mesmo construam a sua autonomia, socialização, suas potencialidades e seus limites. Pois é nesta relação com o outro que se aprende a valorizar e respeitar a diversidade, o trabalho com as linguagens corporal, musical e plástica, oral e escrita, as atitudes relacionadas à higiene, à alimentação entre outros. Tudo isso aliado às brincadeiras, pois enquanto brinca, a criança recria acontecimentos, desejos e necessidades. Desenvolvem habilidades individuais, tendo em vista que a linguagem é o primeiro contato com o mundo das idéias, que são representados por sons e gestos, imagens, que são assimilados desde o nascimento e construtoras do conhecimento.





OBJETIVO

 Levar a criança a valorizar suas habilidades, conhecendo a si mesma. Desenvolver a expressão da linguagem, idéias sobre o mundo que o cerca, socialização, criatividades, espontaneidade e imaginário aprender brincando. Construindo linguagem própria, estimular o raciocínio e a percepção visual, formarem próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia por meio de brincadeiras, das inteirações socioculturais e da vivencia de diferentes situações.
 Desenvolver a independência, e a auto-estima, transmitindo um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando a criança um pleno desenvolvimento físico, afetivo social e cognitivo. Construir percepção do seu próprio corpo, de sua imagem, objetos, movimento, e formas presentes em todos os ambientes da sala, como a visualização, exploração, contato e manuseio, possibilitando a criança, identificá-las, em continuo processo de desenvolvimento e descobrimento do mundo em que vive. Expressando por meio de outras linguagens, experiências e situações a partir de símbolos e significados, através do brincar e aprender. (noção de espaço, consciência corporal, percepções, linguagem, habilidades motoras).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios;
-Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo espaço;
-Exploração da habilidade física, motoras, e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa);
-manusear diferentes materiais impressos e interessar-se por histórias;
-brincadeiras com materiais que propiciem a descoberta e a exploração do movimento;
-criar situações imaginárias, vivenciar idéias e compreender significados.
- ampliar as possibilidades de expressão, imaginação, socialização junto ao seu meio interno e externo;
-construir diferentes hipóteses, significados, e linguagens de aprendizagem, noção de tamanhos;
-Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;
CONTEUDOS:
-Estimulação tátil por meio de caricias e afago na criança; as expressões afetivas;
-estimulação visual, por meio de objetos coloridos, vídeos e livros de historias;
-estimulação motora, incentivando a criança buscar um objeto, com as mãos, arrastando-se ou engatinhando;
-musicas gestual, cantigas diversas e brincadeiras de imitação, incentivando a fala;
- Historia com fantoches, dedoches, conversando com as crianças;
- explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais através do uso do espelho e da interação com os outros;
--manipulação e exploração de objetos e brinquedos (textura, peso, cor, forma, altura e tamanho; relação simples da ação da criança e relação do objeto);
-atividades lúdicas, como brincadeiras cantadas, com palmas, batimentos das mãos e pés em movimento dirigido.
-instrumentos, chocalhos, sons vocais, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical; imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
-estimulação verbal, através de conversa, musica sons de brinquedos, conto de historia curta (com fantoche, dedoches e livros de plásticos).
-fazer a visualização e a identificação através de sua imagem (fotografia);
-mímicas faciais e gestuais imitação de bichos (animais);
-brincadeiras de esconder com cabaninhas, lençóis, texturas, cores;
-ambiente (espaço) com tapetes, almofadas e brinquedos para estimular a concentração;
-Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de espaço;
-Brincadeira de dança, música, imitação e ritmos
-Andar, trepar, escorregar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar (explorar, subir, descer nos materiais de espuma, caixas, formas geométricas e túnel) .
-Abrir, fechar, empilhar, encaixar, (brincadeiras de bola, com blocos de espuma, sucatas);
-Batucar, bater palmas, (tocar instrumentos);
-Faz de conta (Brincadeiras com bonecas aprendendo interações sociais, e casinha);
INTRUMENTOS (estratégias)
-Caixa surpresa com objetos, janelinha de sensações (com um buraco para caber a mãozinha do bebê).
-Sucata (com diversos tamanhos e formas, construir uma torre), blocos de espumas azul, amarelo e vermelho, bolas grandes (rolar sobre a bola empurrando com ajuda da professora).
-papeis picado com diferentes cores e tamanhos dentro de garrafas.
-manusear livros e revistas (apresentar papéis de diferentes texturas).
-bonecas, brinquedos, fantoches, dedoches e cenário para contação de historias. (utilizar a casinha feita de caixa de papelão).
-chuva de papel ( pedir para as crianças ajudar a rasgar papel e depois colocar em cima de um tecido, e soltar).
-saltar pequenos obstáculos (ex: em cima das caixas de papelão).
-encher balões coloridos com pequena quantidade de água para não estourar (noção de peso).
-caminhar sobre uma sobre uma linha (caminho) delimitado com giz na sala apoiado pelo professor.
-CDs de musicas e cantigas cantadas ( movimento e expressão corporal).
-instrumentos de sucata (latinhas).
-túnel para engatinhar por dentro (caixa de papelão ou uma mesa coberta por lençóis).
AVALIAÇÃO
Através de registros contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Para que possamos ter um instrumento de reflexão sobre nosso trabalho, no que podemos mudar continuar e melhorar.