14 de abril de 2011

PROJETO: BRINCANDO E APRENDENDO

                            BRINCANDO E APRENDENDO        



Identidade; linguagem, expressão corporal, socialização, imaginário, habilidades individuais e visuais.

Período: Abril
CMEI-PEQUENO LIDER

BERÇÁRIO
Professoras: Soeli, Marli, Vânia, Marione, Ana, Keyla


JUSTIFICATIVA
 O foco deste projeto está em observar a relação de troca, levando a criança a conhecer e experimentar ao máximo elemento do próprio eu e do ambiente nos quais está vivenciando. Propiciando que essa construção ocorra repleta de estimulo e desafios planejados de acordo com suas necessidades. Através dessa intencionalidade é que justificamos o ato de brincar e aprender no berçário.
Também para que os mesmo construam a sua autonomia, socialização, suas potencialidades e seus limites. Pois é nesta relação com o outro que se aprende a valorizar e respeitar a diversidade, o trabalho com as linguagens corporal, musical e plástica, oral e escrita, as atitudes relacionadas à higiene, à alimentação entre outros. Tudo isso aliado às brincadeiras, pois enquanto brinca, a criança recria acontecimentos, desejos e necessidades. Desenvolvem habilidades individuais, tendo em vista que a linguagem é o primeiro contato com o mundo das idéias, que são representados por sons e gestos, imagens, que são assimilados desde o nascimento e construtoras do conhecimento.





OBJETIVO

 Levar a criança a valorizar suas habilidades, conhecendo a si mesma. Desenvolver a expressão da linguagem, idéias sobre o mundo que o cerca, socialização, criatividades, espontaneidade e imaginário aprender brincando. Construindo linguagem própria, estimular o raciocínio e a percepção visual, formarem próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia por meio de brincadeiras, das inteirações socioculturais e da vivencia de diferentes situações.
 Desenvolver a independência, e a auto-estima, transmitindo um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando a criança um pleno desenvolvimento físico, afetivo social e cognitivo. Construir percepção do seu próprio corpo, de sua imagem, objetos, movimento, e formas presentes em todos os ambientes da sala, como a visualização, exploração, contato e manuseio, possibilitando a criança, identificá-las, em continuo processo de desenvolvimento e descobrimento do mundo em que vive. Expressando por meio de outras linguagens, experiências e situações a partir de símbolos e significados, através do brincar e aprender. (noção de espaço, consciência corporal, percepções, linguagem, habilidades motoras).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios;
-Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo espaço;
-Exploração da habilidade física, motoras, e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa);
-manusear diferentes materiais impressos e interessar-se por histórias;
-brincadeiras com materiais que propiciem a descoberta e a exploração do movimento;
-criar situações imaginárias, vivenciar idéias e compreender significados.
- ampliar as possibilidades de expressão, imaginação, socialização junto ao seu meio interno e externo;
-construir diferentes hipóteses, significados, e linguagens de aprendizagem, noção de tamanhos;
-Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;
CONTEUDOS:
-Estimulação tátil por meio de caricias e afago na criança; as expressões afetivas;
-estimulação visual, por meio de objetos coloridos, vídeos e livros de historias;
-estimulação motora, incentivando a criança buscar um objeto, com as mãos, arrastando-se ou engatinhando;
-musicas gestual, cantigas diversas e brincadeiras de imitação, incentivando a fala;
- Historia com fantoches, dedoches, conversando com as crianças;
- explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais através do uso do espelho e da interação com os outros;
--manipulação e exploração de objetos e brinquedos (textura, peso, cor, forma, altura e tamanho; relação simples da ação da criança e relação do objeto);
-atividades lúdicas, como brincadeiras cantadas, com palmas, batimentos das mãos e pés em movimento dirigido.
-instrumentos, chocalhos, sons vocais, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical; imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
-estimulação verbal, através de conversa, musica sons de brinquedos, conto de historia curta (com fantoche, dedoches e livros de plásticos).
-fazer a visualização e a identificação através de sua imagem (fotografia);
-mímicas faciais e gestuais imitação de bichos (animais);
-brincadeiras de esconder com cabaninhas, lençóis, texturas, cores;
-ambiente (espaço) com tapetes, almofadas e brinquedos para estimular a concentração;
-Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de espaço;
-Brincadeira de dança, música, imitação e ritmos
-Andar, trepar, escorregar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar (explorar, subir, descer nos materiais de espuma, caixas, formas geométricas e túnel) .
-Abrir, fechar, empilhar, encaixar, (brincadeiras de bola, com blocos de espuma, sucatas);
-Batucar, bater palmas, (tocar instrumentos);
-Faz de conta (Brincadeiras com bonecas aprendendo interações sociais, e casinha);
INTRUMENTOS (estratégias)
-Caixa surpresa com objetos, janelinha de sensações (com um buraco para caber a mãozinha do bebê).
-Sucata (com diversos tamanhos e formas, construir uma torre), blocos de espumas azul, amarelo e vermelho, bolas grandes (rolar sobre a bola empurrando com ajuda da professora).
-papeis picado com diferentes cores e tamanhos dentro de garrafas.
-manusear livros e revistas (apresentar papéis de diferentes texturas).
-bonecas, brinquedos, fantoches, dedoches e cenário para contação de historias. (utilizar a casinha feita de caixa de papelão).
-chuva de papel ( pedir para as crianças ajudar a rasgar papel e depois colocar em cima de um tecido, e soltar).
-saltar pequenos obstáculos (ex: em cima das caixas de papelão).
-encher balões coloridos com pequena quantidade de água para não estourar (noção de peso).
-caminhar sobre uma sobre uma linha (caminho) delimitado com giz na sala apoiado pelo professor.
-CDs de musicas e cantigas cantadas ( movimento e expressão corporal).
-instrumentos de sucata (latinhas).
-túnel para engatinhar por dentro (caixa de papelão ou uma mesa coberta por lençóis).
AVALIAÇÃO
Através de registros contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Para que possamos ter um instrumento de reflexão sobre nosso trabalho, no que podemos mudar continuar e melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário